Cidades Sustentáveis

Noticías

Reunião GT Meio Ambiente Rede Nossa São Paulo -GTMA

Convidamos para a próxima Reunião Aberta do GT Meio Ambiente, que será realizada no dia 9 de abril, terça-feira, das 19:30h às 21h30, na sede da SOS Mata Atlântica, no Conjunto Nacional - prédio Horsa I – Av. Paulista 2073 − 13o andar.

A proposta de pauta para esta reunião:
- Apresentação dos participantes;
- Reunião Inter-GTs e interação com Programa Cidades Sustentáveis
- como foi a reunião com o Secretário
- Audiências Públicas - Plano de Metas
- Metas Priorizadas RNSP/GTMA (Comentários de cada subgrupo, que sugeriu as Metas da proposta da RNSP)
- Como iremos acompanhar Plano de Metas + Metas GTMA?
- Outras atividades: participação nas audiências públicas, reuniões com o Executivo para apresentar comentários sobre o Plano de Metas apresentado pelo Haddad etc.

__________________________________________________________________

Encontro levanta boas ideias para gerenciamento de resíduos sólidos.

Iniciativas integrarão documento que será oferecido aos prefeitos signatários do Programa Cidades Sustentáveis, visando à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios
Práticas bem-sucedidas de gerenciamento de resíduos sólidos no País foram elencadas durante o segundo encontro sobre o tema. As boas ideias irão ajudar a compor um documento que será disponibilizado aos municípios brasileiros que precisam começar a colocar em prática a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. Veja mais

INICIAMOS A DISCUSSÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO PAULO

O prefeito Fernando Haddad afirmou na abertura Ciclo de Diálogos e Debates com a Sociedade Civil sobre Temas Urbanos e a Revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo, organizado pelo Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, que o executivo está 100% disponível para, junto com a sociedade civil, debater profundamente a cidade de São Paulo com transparência, com tranquilidade e com determinação para revisar o plano diretor.
“Entendo que se nós aproximarmos a população da cidade de SP em fóruns como esse nós vamos produzir um Plano Diretor melhor do que o atual. Não pelos defeitos do atual, mas pela virtude do processo de discussão. O processo de discussão serve para isso, superar as etapas anteriores e melhorar o processo de formulação.” “E nós queremos inaugurar este debate. Nós queremos ficar próximos dos movimentos de moradia, próximos dos arquitetos, dos urbanistas das entidades que queiram o bem da cidade”

Projeto cria a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade em São Paulo

Proposta, que ainda deverá ser votada na Câmara Municipal paulistana, tem como base o Programa Cidades Sustentáveis e já conta com o apoio de 13 vereadores


Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Resolução 003/2012, que visa criar a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. A proposta, a primeira apresentada pelo vereador Ricardo Young (PPS), já conta com a adesão de 12 outros parlamentares que subscrevem o texto como coautores.

Na relação de coautores da proposta estão vereadores de diversos partidos, entre os quais PV, PSDB,PHS, PSD, PT e PSOL.

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, segundo o projeto, terá como objetivo “contribuir para a formação das bases sociais e políticas para a construção de uma nova visão de São Paulo sob o prisma da democracia e da sustentabilidade, com base no Programa Cidades Sustentáveis, do qual o prefeito Fernando Haddad é signatário, priorizando a defesa da vida, de princípios e valores humanistas e a consciência ambiental”.
Ricardo Young, vereador que deu início ao projeto, diz que a iniciativa é importante para tirar o tema sustentabilidade da disputa partidária. “Com adesão de vereadores dos mais diversos partidos, discutiremos temas que a cidade não pode mais adiar, como saneamento básico e despoluição do ar e dos rios”, argumenta.

Pela proposta, que ainda deverá ser votada no Legislativo paulistano, a frente também buscará estabelecer relações de apoio a ações e projetos de instituições da sociedade civil.
A ideia, de acordo com Young, é que a frente contemple os temas que fazem parte do Programa Cidades Sustentáveis. “Se o prefeito da cidade assinou a carta compromisso da plataforma, não há porque a Câmara Municipal também não ser aderente e discutir os temas ali previstos. Isso faz todo o sentido”, avalia.

O parlamentar do PPS lembra que a frente está aberta à adesão de outros vereadores. Alem dele, até o momento, também assinam o projeto de resolução: Abou Anni (PV), Andrea Matarazzo (PSDB), Ari Friedenbach (PPS), Aurélio Nomura (PSDB), Floriano Pesaro (PSDB), Gilberto Natalini (PV), José Police Neto (PSD), Juliana Cardoso (PT), Laércio Benko (PHS), Mário Covas Neto (PSDB), Nabil Bonduk (PT) e Toninho Véspoli (PSOL).

terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio + 20 já demonstra seu Fracasso com a Sustentabilidade.


Por. Luiz Rogério da Silva
Integrante GT Meio Ambiente Rede Nossa São Paulo.

O meu maior temor se confirma hoje, o governo brasileiro responsável pelas negociações na Rio +20, apresenta um novo documento para ser apreciado pelos Lideres Mundiais que chegarão ao Rio nesta quarta Feira dia 20 de junho de 2012, para o que seria a fase mais importante da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), o governo brasileiro tira os pontos mais polêmicos do documento oficial da conferencia intitulado Zero Draft que já reunia várias criticas com relação ao seu conteúdo, pois faltavam vários pontos essências para a visão da Sustentabilidade que não estava contemplada no documento apresentado pela comissão organizadora do evento. Apresentou um novo documento que foi consenso entre todos, em seis capítulos e 283 itens (o anterior tinha quatro a mais).

O Brasil comemora, ao noticiar se hoje nos principais jornais do país as seguintes máterias “Países concordam sobre o rascunho da RIO + 20” , “ Brasil comemora Acordo mesmo antes da chegados dos lideres”, “Países aprovam rascunho da Rio +20”, “Dilma afirma que novo documento é uma vitória”.

De um total de 193 delegações, apenas os representantes dos países desenvolvidos, liderados pelos Estados Unidos e pela União Europeia, resistiam a fechar o rascunho em nível técnico. Os europeus insistiam em levar a discussão para os ministros de Estado.

Os capítulos mais relevantes são os que tratam de financiamentos e meios de implementação relacionados às metas e compromissos que devem ser cumpridos.

Foram excluídos os detalhes sobre repasses financeiros, a imposição de cifras, a criação do fundo para o desenvolvimento sustentável, especificações sobre economia verde e transferência de tecnologia limpa.
Assim como as conferencias anteriores (Cop´s) demonstraram sua ineficiência na elaboração de um documento ousado e capaz de enfrentar os desafios que o século XXI, através justamente das atividades comerciais predatórias, do consumo irresponsável que levaram ao atual colapso ambiental, social e econômico que nos encontramos são os que mais resistem a qualquer acordo internacional.

Vamos adiar mais 20 anos a possibilidade de poder debater uma nova forma de desenvolvimento para nossa sociedade e quem sabe na RIO + 40 poderemos adiar mais uns vinte anos para poder chegar a conclusão que agora pode ser tarde demais.

Nosso maior medo seria o fracasso desta conferência para com o Planeta, por mais que o documento final apresente alguma evolução mínima em alguns pontos o  seu conteúdo já se encontra comprometido inviabilizando qualquer tentativa de mudar de forma significativa nossa realidade.

Nossas fichas sempre estiveram no movimento da sociedade civil organizada na CUPÚLA DOS POVOS que justamente nasce na perspectiva de ser o agente capaz de responder os desafios para edificação de uma sociedade sustentável, propondo uma agenda de mobilização local para transformação global.

Que o final da cúpula dos povos demonstre sua coragem em um documento ousado, uma agenda unificada internacionalmente para mobilização social em torno do futuro e da responsabilidade com as futuras gerações e o meio em que se vive pois a RIO + 20 FRACASSOU.            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e verifique o resultado