Este e outros dados relacionados à mobilidade urbana serão divulgados na próxima segunda-feira (17/9), quando a Rede Nossa São Paulo e o Ibope lançam nova pesquisa sobre o tema
Qual o nível de satisfação dos moradores da capital paulista com o transporte coletivo? Qual o tempo médio gasto diariamente pelos paulistanos no trânsito da cidade? As respostas atualizadas sobre estas e outras questões relacionadas à mobilidade urbana serão divulgadas na próxima segunda-feira (17/9), quando a Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ibope promovem evento de lançamento da sexta pesquisa sobre o tema.
O lançamento da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana, que integra as atividades programadas para a Semana da Mobilidade em São Paulo – de 16 a 22 de setembro – será realizado às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal, em evento aberto à participação da sociedade civil.
Para comentar os resultados do levantamento, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade na cidade, foram convidados representantes dos partidos políticos – um de cada legenda partidária.
Além de expressar as opiniões de suas bancadas sobre os dados, os convidados também poderão apresentar as propostas de seus partidos para as questões da mobilidade. A atividade também contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto, que apresentará os indicadores levantados pelo próprio Legislativo paulistano.
Na pesquisa Rede Nossa São Paulo/Ibope do ano passado – a quinta edição do levantamento sobre a Mobilidade Urbana –, foi apurado que o paulistano gastava em média 2h49min no trânsito em seus deslocamentos diários. Na edição anterior, de 2010, o tempo médio gasto era de 2h42.
Para participar do evento de lançamento da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana, confirme presença com Andrea Magri, no e-mail:
andrea@isps.org.br.
Serviço:
Lançamento da Pesquisa Rede Nossa São Paulo/Ibope sobre Mobilidade Urbana
Data: Dia 17 de setembro de 2012
Horário: às 10 horas
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista
Participe das atividades da Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade começa no dia 16/9, domingo, e termina do dia 22/9, sábado, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Uma série de atividades está sendo preparada pela Rede Nossa São Paulo e por organizações parceiras, que participam do Coletivo da Mobilidade, para ocorrerem na capital paulista.
Clique
aqui para ver a programação de eventos já confirmados e participe. As atividades visam chamar atenção da sociedade civil e do poder público para o tema da mobilidade urbana e os problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados.
Saiba mais:
www.diamundialsemcarro.org.br
Prefeitura de São Paulo não valoriza Dia Mundial Sem Carro
De acordo com integrantes do Coletivo da Mobilidade – grupo de entidades e organizações que promovem as atividades programadas para a Semana da Mobilidade na capital paulista –, a Prefeitura de São Paulo não tem valorizado o Dia Mundial Sem Carro, nem apoiado as iniciativas da sociedade civil destinadas a tornar a data um momento de reflexão sobre os problemas causados pelo excesso de automóveis, entre os quais os congestionamentos, a poluição do ar e suas consequências para a saúde dos paulistanos.
Uma destas iniciativas, que sequer obteve resposta da atual gestão municipal até o momento, foi a solicitação feita no mês passado por 34 organizações da sociedade civil – incluindo a Rede Nossa São Paulo –, de que em 22 de setembro, ou seja, no Dia Mundial Sem Carro, os paulistanos pudessem utilizar os transportes coletivos sem pagar passagem.
Segundo o documento, também entregue na Secretaria Municipal de Transportes, o acesso a ônibus, metrô, trens e trólebus grátis, em data tão simbólica, permitiria ao cidadão “uma experiência fundamental de valorização da mobilidade inclusiva, democrática e de menor impacto ambiental, além de atender à Política Nacional de Mobilidade Urbana (estabelecida pela Lei 12.587/2012), sancionada no início do ano, que prioriza o transporte público coletivo e não motorizado”.
O ofício argumenta ainda que a medida, caso fosse aprovada, reforçaria a realização de campanhas e programas para ganhar adeptos ao não uso de carros.
Leia também:
Organizações sociais querem transporte público grátis no Dia Mundial Sem Carro